Sabemos que as melhores coisas da vida são simples e, estar em contato com a natureza é muito melhor do que você pode imaginar. Às vezes a vida agitada da modernidade atrapalha o nosso contato com ela. Estar num escritório e na cidade, convivendo muito com ruídos de buzinas, aviões, carros, sirenes e muitas outras sonoridades irritantes que elevam o nível de estresse pode acabar nos prejudicando, de diversas formas.

 

E para quem não acredita ou ainda não testou, saiba que pesquisadores já confirmaram que a natureza realmente pode ter um grande impacto sobre o bem estar físico e emocional. Cada vez mais estudos analisam os benefícios que a natureza proporciona, seja pelo calor, pela sensação de liberdade que o contato nos traz ou pelas vitaminas que nosso corpo absorve.

É possível perceber sua capacidade mágica após uma simples caminhada, apreciando o céu, as árvores e as flores, o mar, o barulho do vento e o sol no rosto. Sim, essas coisas simples são de extrema importância e podem fazer muito bem e trazer diversos benefícios.

 

O Sol e a Vitamina D

Isso mesmo: tomar Sol.

A vitamina D é de grande importância para o nosso corpo, ela melhora a absorção de cálcio, além de estar relacionada às alterações de humor e a redução do risco de desenvolver diferentes patologias como câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Além disso, ela provoca o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e diminuindo a pressão arterial.

 

Saúde Mental

Com a correria e atribulações do dia a dia, muitas vezes nem percebemos e aos poucos, vamos dando combustível ao estresse, à depressão, à ansiedade e a tantos outros males provocados pela sobrecarga de atividades.

Uma das maneiras de evitar que a situação se agrave demais é buscar maior contato com a natureza. Se a ideia é esvaziar a cabeça, procure um cenário natural e aproveite. Passear pela praia ou realizar tarefas, como cuidar de um jardim ou de uma horta, são exemplos de atividades para combater o estresse.

 

O Foco

O excesso de tecnologia e de informação acaba provocando uma dificuldade na hora de se concentrar. São raras as pessoas que conseguem sentar-se diante de um computador e realizar apenas uma tarefa.

Estudos revelam que passar um tempo em contato com a natureza, de preferência sem interferências tecnológicas, é uma ótima forma de deixar os problemas e o estresse de lado. Dessa forma, ficamos mais focados e conseguimos realizar nossas tarefas de um modo melhor.

 

O Ar Fresco, a Pressão Arterial e a Oxigenação

Em sua maioria, os ambientes de trabalho costumam ser fechados e quando, saímos entramos em contato com a poluição, fazendo com que nosso corpo precise trabalhar mais para suprir as necessidades de oxigenação. Esse trabalho dobrado significa um aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o que não é um bom negócio.

Além do mais, o ar “puro” encontrado em ambientes naturais tem um efeito ainda mais relaxante em nosso corpo, criando um efeito tranquilizante imediato.

Quanto melhor for a oxigenação no seu cérebro, maiores serão os níveis de serotonina. Respirar ar fresco ajuda a regular os níveis de serotonina e, consequentemente, promover sensações de felicidade e bem-estar.

 

Contato com a Terra

A terra também é uma fonte de energia e de alegria; o solo pode agir como uma espécie de antidepressivo natural. Caminhar descalço descarrega as energias, isso você já sabe não é mesmo? Mas você pode também colocar mãos na terra! Experimente fazer uma hortinha em casa!

Bom pessoal, agora que vocês sabem de alguns dos vários benefícios que a natureza pode nos proporcionar, seja fisicamente ou psicologicamente, que tal aproveitar as dicas e relaxar, dando aquela pausa na rotina?  Venham já para a nossa pousada! Aqui vocês terão tudo que precisam para renovar as energias: mar, mata atlântica, ar puro, passarinhos e muita, muita  paz! Façam suas reservas através do Telefone (12) 3845 1196  e invistam no seu bem estar!